Vida Feliz, 7 anos de conquistas


A história do Vida Feliz se confunde com a Comunidade Vida, sua principal mantenedora. A Comunidade Vida nasceu em 1 de janeiro de 2004. Fruto de um amadurecimento ministerial.

Desde quando fui ordenado ao ministério pastoral em 10 de abril de 1993 na Convenção Nacional das Assembleias de Deus Ministério de Madureira, realizada naquela ocasião em Goiânia, já pulsava em meu coração um desejo pela missão integral. Falava-se muito naquela época em quebrar os paradigmas, e pensava que podíamos fazer mais, e não nos limitarmos no cuidado da vida espiritual do ser humano. E muitas igrejas o fazem muito bem. 

Evangelizar, discipular, batizar, treinar, formar obreiros... Mais o que faltava e falta até hoje é um compromisso maior com a macro visão do evangelho do reino, que contempla o ser humano em sua totalidade.

Um compromisso integral com as questões sociais. Não podemos como igreja nos furtar desse desafio. Como agentes de transformação, temos a responsabilidade de fazer diferença na comunidade onde estamos inseridos, sendo um reflexo do caráter de Cristo, cumprindo nosso chamado, ser sal fora do saleiro, ser luz que dissipa as trevas.

É preciso sair do conforto limitador das quatro paredes, para perceber que a despeito das crises, das ambiguidades, nós como igreja temos a resposta para todas essas inquietações, e frustrações desse tempo, em que instituições, empresas abrem espaço para reflexão da responsabilidade social.

Não podemos ficar reféns, do poder público, precisamos fazer. Ninguém é pobre demais, que não possa ajudar, somar, interagir de alguma forma.

De 1988 até aqui, vim pavimentando esse sonho cativante de fazer diferença no contexto social. Foi nesse intervalo que conheci Nehemias Bandeira, Gilberto Paulo, Tarcísio Oliveira e Tito Elias. Já éramos irrequietos, queríamos fazer alguma coisa. Nessa época não tínhamos ideia, do que Deus tinha reservado para nós. Depois de um tempo, cada um seguiu seu caminho. Hoje todos somos pastores, com a consciência, que estamos fazendo muito pouco.
Em janeiro desse ano nos reencontramos para nunca mais nos separar. Hoje são meus parceiros na ampliação desses sonhos incomum do evangelho do Reino moldando nossa geração para cumprirmos nossa missão.

A estrutura veio com tempo, agora é hora de ampliar, tanto o Vida Feliz, quanto o Centro de Recuperação para Dependentes Químicos no Maracanã. Precisamos de mais anjos, anjos incomuns, anjos de carro e osso, anjos da solidariedade, para se unir à nos, como soldados da esperança, de que utopias podem ser desmistificadas e se tornar possíveis.

Quando você conhecer o Instituto Vida Feliz, você testemunhará com seus próprios olhos a transformação efetiva no bairro, nas crianças e em suas famílias.

Quase que nascia no dia das crianças. Sinto um forte chamado para cuidar delas. Tenho dois filhos maravilhosos, sempre sonhei em ser pai. Agora não tem como voltar atrás, Deus me tornou pai de uma multidão, pelo rádio, na igreja, no Vida Feliz.

Nesses 14 de outubro se você quiser me presentear, torne-se um parceiro do Vida Feliz, e a minha alma estará em festa por você.