O tempo não pode apagar (Parte 2)


Como esquecer o passado?

Temos – basicamente - 2 processos em nossa memória. Memória de curto prazo onde são armazenados os fatos de pouca importância, e a memória de longo prazo onde estão registrados os fatos mais importantes, e as coisas que marcam nossa vida. 

- Esquecer e armazenar  fatos de pouca importância na memória de curto prazo.

Se por acaso o processo mental buscar em nossa memória de curto prazo, um fato do passado, nada poderá nos atingir emocionalmente.

Procedimentos para esquecer, o passado

É necessário confessar e absorver o perdão de Deus. É ele quem perdoa todas as tuas iniqüidades, quem sara todas as enfermidades. Sl.103.3
Quanto à questão das ofensas, não há outra saída... Libere perdão!  Sem confissão e perdão, não há libertação.

O poeta Mário de Andrade declarou certa vez, que o passado, é para ser refletido e não repetido.

É preciso esquecer das coisas que para trás ficam, e necessário avançar, continuar.

Eu proponho a você para arejar sua mente, pensar nas coisas que são de cima. Cultive o hábito de povoar sua mente, com bons pensamentos, que edifique, que seja de boa fama. Esse exercício será parte de uma atitude positiva e terapêutica no seu dia a dia.

O que você jamais deve esquecer
São experiências que o fizeram crescer, como por exemplo, sua conversão, seu batismo, seu casamento, nascimento de um filho, uma viagem que foi positiva em todos os sentidos, uma aula, uma mensagem que você ouviu, sua formatura, uma promoção, uma surpresa agradável... Enfim, tantas coisas boas que marcaram sua vida. E jamais devemos esquecer-nos dos benefícios que foram trazidos por alguém. E lembre-se que tudo que Deus tem feito em sua vida, é para seu bem, para seu crescimento, como as promessas de Deus e a garantia de vida eterna.

Quanto ao presente?
Temos que fazer alguma coisa positiva agora, reagir agora, se comprometer agora. Fazer sempre um grande esforço para frente, lutar para alcançar seus objetivos, manter-se acima da média, não ter medo dos desafios, ser insistente, indesistivel em seus sonhos. Saber conquistar o presente.

E o futuro?

Avançando para as coisas que estão diante de ti, prossiga para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. A idéia é de um atleta correndo em um estádio, que inclina todo o seu corpo, numa espécie de aerodinâmica para vencer a corrida.
O verbo avançar esta no gerúndio, ou seja, é uma ordem expressa, um comando. Temos que avançar. No original grego o verbo” avançar “é “esticando”.  Então não importa as dificuldades. Se for necessário se esticar para avançar!
Você deve continuar. 
E finalmente, visualize seu alvo, e continue focado, correndo hoje, amanha e sempre.

Indesistivelmente, seu conservo, Mário Porto 

O tempo não pode apagar

Tive o privilégio de ministrar esta mensagem nas celebrações dos 20 anos da Assembléia de Deus Ministério de Madureira - Campo do Cohatrac, igreja que tive a honra de co-pastorear ao lado do meu mentor e “paistor” - de fato - Márvel Porto.


Agora irei ministrar em suas vidas através desse canal. Vamos fazer essa reflexão em duas partes. E a primeira começa agora!






“Irmãos quanto a mim, não julgo que haja alcançado, mas uma coisa faço, esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão. Prossigo para o alvo. Pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus”.  Fl.3 vs. 13 – 14
O tempo é um desafio que precisa ser diariamente vencido. Toda atividade das pessoas neste mundo gira em torno do tempo. Sendo este constituído de passado, presente e futuro.

O passado tem grande influência sobre toda vida da pessoa. Isto porque o presente, e o futuro remetem os resultados das atitudes do passado.

Passado – Fp. 3 -13

Quais os fatos do passado que devem, ser esquecidos?

- Pecados


Há cristãos que vivem se culpando dos pecados que praticaram no passado. A culpa e uma das coisas mais terríveis que machucam o sentimento humano. As pessoas que se culpam estão dando oportunidade para que satanás as oprima, fazendo com que os pecados, que um dia foram confessados e abandonados, permaneçam vivos em sua mente.
Esse é o objetivo do diabo. Mantê-lo refém, prisioneiro da culpa, que drena toda alegria de viver, transformando a pessoa em uma marionete infeliz.
Mas você foi chamado por Deus para ser livre e feliz em Cristo Jesus.
“Filhinhos, estas coisas vos escrevo para que não pequeis, e se alguém pecar, temos um advogado para com o pai, Jesus Cristo, o justo”. I Jo. 2.1

- As ofensas sofridas

S
e você retiver as ofensas, ficará privado da graça de Deus e será alvo da amargura.
 “Tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem”. Hb.12.15

Verificamos três coisas que acontecem na vida de quem retém as ofensas.
1 - A pessoa se priva da graça de Deus
2-
 A pessoa fica amargurada.
3 -
A pessoa transfere o peso da culpa com outras pessoas.

Quando alguém retém as ofensas não alcança o perdão de Deus.

 “Porque se perdoarem aos homens as suas ofensas, também vosso pai celestial vos perdoara a vós, se não perdoarem as suas ofensas, também vosso pai vos não perdoara as vossas ofensas”. Mt.6.14-15.  


- Atitudes erradas

São tantas que não conseguimos nem contabilizar. A todo momento precisamos estar vigilantes.

Oportunidades desperdiçadas, conversas fúteis, as indecisões que nos custam muito caro, a falta de ousadia, o medo de ser feliz, indelicadeza com nossa família e amigos, ultrapassar o sinal, e tantas outras que você – honestamente - pode enumerar e se comprometer de mudar, começando a partir de agora, ao ler esse texto, e uma mensagem essencialmente prática, só vai fazer sentindo se nos depusermos a mudar.

As vezes dizemos que fulano e sicrano tem que mudar. Quem tem - de fato - que mudar a todo tempo, somos nós mesmos! O maior desafio que temos que vencer, somos nós mesmos!

Há tanta coisa pra rever, muita coisa pra colocar em ordem:  hábitos, temperamento, sentimentos e muito mais... “Então esquecendo para as coisas que para trás ficam”, temos que esquecer das coisas que foram e negativas em nossas vidas. 


continua...