A essência da verdadeira comunhão


Jesus orou pela comunhão: “Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que eles sejam também um em nós para que o mundo creia que Tu me enviaste”. (João. 17-21). A oração sacerdotal de Jesus nessa referência trás a essência da verdadeira comunhão.

Comunhão, como disciplina, é o esforço para criar pontes e um espaço livre entre as pessoas onde, juntas, possam praticar a verdadeira obediência. Através da disciplina da comunhão nós impedimos de agarramos uns aos outros por medo e solidão e liberamos espaço à libertadora voz de Deus.

Pode soar estranho falar de comunhão como disciplina, mas, sem disciplina, comunhão se torna uma palavra "suave", que mais se refere à segurança. Onde quer que a verdadeira comunhão se apresente, disciplina é crucial não somente nas muitas velhas e novas formas de vida comum, mas também em sustentar relacionamentos de amizade, casamento e família. Criar espaço para Deus em nosso meio requer o constante reconhecimento do Espirito Santo no outro.

Amizade, casamento, família, vida espiritual são conexões essenciais para uma vida superlativa na integralidade. Esse é o reconhecimento agradecido do chamado de Deus a compartilhar a vida juntos e o oferecimento de um lugar hospitaleiro onde o poder recriador do Espírito de Deus pode torna-se manifesto. Assim, todas as formas de vida em comum podem tornar-se maneiras de revelar, uns aos outros, a presença de Deus em nosso meio.

Comunhão tem pouco a ver com compatibilidade mútua. Semelhanças na formação educacional, constituição psicológica ou condição social podem nos juntar, mas nunca poderão ser a base para comunhão. Ela esta firmada em Deus, que nos reúne, e não nos atrativos que as pessoas exercem umas nas outras.

O mistério da comunhão é precisamente que ela envolva todas as pessoas, sejam quais forem suas diferenças individuais, e permite que vivam juntas como irmãos e irmãos de Cristo e filhos e filhas de seu Pai celestial.

Celebre a comunhão, e compartilhe!!!

Seu conservo em Cristo,
Bp. Mário Porto.
bispomario@comunidadevida.com.br

Um comentário:

Tadeu Carvalho disse...

Quão bom e agradável ao Senhor, que os irmãos vivam em união...!!!

Postar um comentário