O tempo não pode apagar (Parte 2)


Como esquecer o passado?

Temos – basicamente - 2 processos em nossa memória. Memória de curto prazo onde são armazenados os fatos de pouca importância, e a memória de longo prazo onde estão registrados os fatos mais importantes, e as coisas que marcam nossa vida. 

- Esquecer e armazenar  fatos de pouca importância na memória de curto prazo.

Se por acaso o processo mental buscar em nossa memória de curto prazo, um fato do passado, nada poderá nos atingir emocionalmente.

Procedimentos para esquecer, o passado

É necessário confessar e absorver o perdão de Deus. É ele quem perdoa todas as tuas iniqüidades, quem sara todas as enfermidades. Sl.103.3
Quanto à questão das ofensas, não há outra saída... Libere perdão!  Sem confissão e perdão, não há libertação.

O poeta Mário de Andrade declarou certa vez, que o passado, é para ser refletido e não repetido.

É preciso esquecer das coisas que para trás ficam, e necessário avançar, continuar.

Eu proponho a você para arejar sua mente, pensar nas coisas que são de cima. Cultive o hábito de povoar sua mente, com bons pensamentos, que edifique, que seja de boa fama. Esse exercício será parte de uma atitude positiva e terapêutica no seu dia a dia.

O que você jamais deve esquecer
São experiências que o fizeram crescer, como por exemplo, sua conversão, seu batismo, seu casamento, nascimento de um filho, uma viagem que foi positiva em todos os sentidos, uma aula, uma mensagem que você ouviu, sua formatura, uma promoção, uma surpresa agradável... Enfim, tantas coisas boas que marcaram sua vida. E jamais devemos esquecer-nos dos benefícios que foram trazidos por alguém. E lembre-se que tudo que Deus tem feito em sua vida, é para seu bem, para seu crescimento, como as promessas de Deus e a garantia de vida eterna.

Quanto ao presente?
Temos que fazer alguma coisa positiva agora, reagir agora, se comprometer agora. Fazer sempre um grande esforço para frente, lutar para alcançar seus objetivos, manter-se acima da média, não ter medo dos desafios, ser insistente, indesistivel em seus sonhos. Saber conquistar o presente.

E o futuro?

Avançando para as coisas que estão diante de ti, prossiga para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. A idéia é de um atleta correndo em um estádio, que inclina todo o seu corpo, numa espécie de aerodinâmica para vencer a corrida.
O verbo avançar esta no gerúndio, ou seja, é uma ordem expressa, um comando. Temos que avançar. No original grego o verbo” avançar “é “esticando”.  Então não importa as dificuldades. Se for necessário se esticar para avançar!
Você deve continuar. 
E finalmente, visualize seu alvo, e continue focado, correndo hoje, amanha e sempre.

Indesistivelmente, seu conservo, Mário Porto 

Nenhum comentário:

Postar um comentário